segunda-feira, 26 de março de 2007

Trondheim 2018

Trondheim pretende ser palco em 2018 dos Jogos Olímpicos de Inverno. A campanha de promoção do evento já teve o seu início. Apesar de ninguém me pagar para patrocinar o evento, sempre posso dizer que acho que tem boas condições de ser bem sucedido. Trondheim tem óptimas condições e instalações para a prática de desportos de Inverno. O único senão é já ter sido realizado um não há muitos anos atrás, em Lillehammer, no sul da Noruega. A Noruega é, por excelência, o país dos desportos de Inverno. Todo o norueguês que se preze sabe esquiar e tem um amor profundo pela natureza e pelas actividades ao ar livre. Passam constantemente na televisão provas de esqui, nas suas diversas vertentes, bem como das outras modalidades de Inverno. Aliás, para além de me estar a iniciar nas artes do esqui, também estou a começar a observar com outros olhos a modalidade e o respectivo visionamento televisivo desta. Não é tão fácil como parece. Posicionar o corpo e dar o correcto balanço para as travagens, requer bastante prática e muitas quedas antes de se poder dominar perfeitamente a técnica.


Legenda: As baixas temperaturas em Trondheim são um ponto a favor na organização do evento. A imagem à direita é de meados de Fevereiro. Trondheim situa-se no centro do país (onde estão marcados -16ºC), tendo este cerca de 1800kms de comprimento por 400kms de largura. Contudo, próximo de Narvik, no Norte, a distância à fronteira sueca é inferior a 10kms e é pela Suécia que se faz a entrada em Narvik, devido às inúmeras montanhas em torno da cidade.

Legenda: Mapa da região de Trondheim, cuja Kommune tem o nome de Sør-Trøndelag. A imagem também é de Fevereiro, altura em que houve dias em que a temperatura baixou dos -20ºC. Como podem observar, foi um dia de sol. Quando a neve e o sol se combinam, os dias são bem mais agradáveis. À direita também é possível entender porque se fala da Noruega como sendo o país dos fiordes. Um recortado contínuo da paisagem que torna as comunicações difíceis e que cria regiões com os seus traços únicos.

Aqui fica o link para quem quiser consultar, o único senão é vir tudo em norueguês e não existir versão disponível em inglês: www.trondheim2018.no

Este link é de um pequeno filme que mostra algumas belas imagens de Trondheim, e faz parte da campanha publicitária de promoção do evento: www.trondheim2018.no/slik_blir_ol/filmer/trd2018_film.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Hei Pedro!

What's going on in Trondheim? Do you also have such a nice weather as we have in Germany - and I heard that there's also a lot of sun in Stavanger!?

Greetings,
Lydia