segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

O meu desporto radical

Como já referi em ocasiões anteriores não é fácil pedalar na neve. Mas, ao mesmo tempo, representa uma espécie de desafio que eu não me importo de superar uma e outra vez. O trajecto que as fotos mostram é o caminho que tomo três vezes por semana para a Middle School, onde estudam os alunos mais velhos.
Normalmente, faço o trajecto pelo passeio (se é que se pode chamar passeio aquilo, mas enfim), mas algumas partes são de terra batida. Às vezes, os caminhos estão completamente obstruídos e vejo-me mesmo obrigado a ir para a estrada, onde os carros prosseguem a sua inefável caminhada rumo a mais um dia de trabalho. Como eu, aliás. Os condutores na sua maioria, são educados e respeitam quer os ciclistas, quer os peões, o que é sempre de registar com agrado. Nem todos os países podem dizer o mesmo, infelizmente.
A sequência de fotos mostra a vinda de Middle School, uma vez que na viagem de ida não tenho tempo para andar a tirar fotos!!! Aliás, e nem sequer é de dia às 8h da manhã. Apesar disso, nos dias que correm já há alguma claridade, mas em Dezembro lembro-me claramente que estava ainda escuro como breu a essa hora. As fotos mostram também a muita neve que veio desde inícios de Janeiro e nunca mais abandonou a cidade. Já ando um pouco farto, diga-se de passagem. Adiante, perceberão porquê. Durante alguns dias os termómetros chegaram mesmo a passar dos 20 graus abaixo de zero. Nunca senti tanto frio como nesses dias. Tanto frio que até doía, mesmo agasalhado. Sem protecção suficiente, dedos, orelhas, nariz e afins, em menos de um minuto não passam de meras recordações. E a face fica toda vermelhusca, parece que estivemos a beber uns copos!! (o:
De igual forma, é muito mais difícl respirar a essas temperaturas, quanto mais fazer exercício. Na semana passada ao andar de bicicleta, tinha de fazer um esforço redobrado para inspirar a mesma quantidade de oxigénio e poder prosseguir ao mesmo ritmo. As fotos ilustram também um pouco o desleixo pelos peões. As máquinas limpa-neves fazem grandes montes de neve suja (um espectáculo muito pouco agradável de ver) e atiram com os restos para as bermas. O resultado é que muitas vezes os caminhos se tornam impraticáveis, estreitos, ou então, transformam-se em autênticas paisagens lunares. Estou um pouco desapontado com os noruegueses a este respeito, pois sei que em países com menos neve, as vias são rapidamente desobstruídas e rapidamente ficam em condições. Por aqui, vão ficando desobstruídas e definitivamente, não ficam em boas condições. Não é por acaso que eu vejo tanta gente a coxear e de muletas na rua. Tem dias que é mesmo complicado circular, parece que nos estenderam um longo tapete de cascas de banana para nós nos podermos divertir à vontade. Ou não. Ainda se ao menos desse para comer as bananas (o: Às vezes quando tenho pressa, não acho mesmo piada nenhuma. Adiante.
Com uma ou duas pessoas a atravessar os caminhos estreitos e a neve a derreter, tornando tudo numa pista de gelo escorregadia e irregular, estão reunidos os ingredientes para um dia de pesadelo para todos os ciclistas que se aventuram nesses dias. Está bom de ver que eu sou um deles. Afinal, é o meu desporto radical. Nem paus nem pedras, nem frio nem gelo me demovem do meu objectivo. Chegar à escola a tempo e horas. Legendas não são necessárias. As fotos falam por si.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem....
Fiquei impressionada com as fotos, não deverivado ao artista que as tirou;-)mas de ver tanta neve, de facto deves começar bem o dia, a pedalar no meio da neve.
Pensa assim...
...hoje já sao menos umas gramazinhas na diet!!!
Qual Brad Pit,é o próprio do Pedro o meu irmão que é lindo.
Só é pena ainda nenhuma alma(que valha a pena) ter dado conta.
Abram os olhos moças, naõ sabem o que estão a perder....
Beijo da Ana Margarida para Ti Pedro!

Maria Raimundo Nunes disse...

Propagandaaa!!!Dá-lhe!!Bejos Peter Pan

Anónimo disse...

Querido Pedro
adorei as fotos da neve...deve ser girissimo
tenho muitas saudades tuas
um beijo
da tia

Anónimo disse...

Entao e as gajas? em ves das marikices da culinarias vai-lhes mas é ao bujon. seven.
Norueguesas que é bom, nichten, por isso deixa de afazer desporto na rua e faz o desporto mais radical e perigoso do mundo...que é...tchan,tchantcahn, the old good and wild sex! AlEX
Enfim e pra terminar traz umas nórdicas pra cá, também as queremos pra já, pra provar a qualidade do bacalhau do norte. Isidoro