segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Broas de azeite

E perguntam vocês, o que são broas de azeite? São umas broas muito simples de fazer. Como desde que cheguei a estas paragens tenho feito diversas "experiências científicas" aproveitando-me da boa vontade dos norugueses e norueguesas em provar os meus bolinhos, já posso juntar os bolos à minha lista de truques que sei fazer. Pelo menos, ainda não me morreu nenhuma cobaia na escola Birralee e na Middle School, onde estudam os alunos mais velhos. Aliás, os miúdos da escola ficam sempre com uma cara muito satisfeita depois de comerem os bolinhos, mesmo eu dizendo que não estão grande coisa. Acabo por ter sempre de improvisar um pouco, pois alguns ingredientes são por vezes difíceis, senão impossíveis de encontrar. O mesmo vale para as sopas que também já fiz por cá, sobre as quais falarei numa outra ocasião. Fazem parte da campanha de divulgação da cultura portuguesa que estou a "tentar" levar a bom porto. Se sai bem ou não, não sei. Mas que não ficam indiferentes, isso é um dado garantido. A experiência seguinte foi feita hoje à tarde em casa. Atenção, as imagens que se seguem poderão ser eventualmente chocantes. Se tiver um coração fraco, por favor não continue a ler estas linhas.
Legenda: Bom, então não é facilmente impressionável. Óptimo. Mas atenção. As imagens que se seguem são ainda mais fortes!! Após fazer a massa, pincelar com um pouco de gema de ovo e meter umas amêndoas a enfeitar, aí vão as broas na sua missão heróica para dentro do forno. Será que vão sair em condições?!!
Legenda: Bem, quanto mais se suja, mais se lava... a não ser que haja uma máquina de lavar loiça por perto!! Abençoada máquina! (o:


Legenda: O produto final. O sorriso estampado na cara do artista. Alguém quer um bolinho?
Legenda: E pronto. Uma pilha de broas de azeite prontinhas a servir. Dezassete, no total. Enormes, não fazem ideia. Tentei fazê-las mais pequenas, mas a verdade é que sem balança em casa, foi tudo feito a olhómetro. A massa estava muito pegajosa, agarrava-se-me aos dedos, pelo que a solução mais prática foi fazer menos broas, mas maiores. Acho que ficaram razoáveis. Ofereci a umas norueguesas que moram cá em casa e gostaram. Acho que foram sinceras. Pelo sim, pelo não, mantive-me alerta para ver se havia efeitos secundários ou se eram boas para comer. Não fizeram caretas nem vi nenhuma ir à casa de banho nos minutos seguintes, pelo que dei a experiência como aprovada (o:
Legenda: Claro que escolhi o melhor bolinho para mostrar na foto. Mas digam lá se tem ou não tem bom aspecto? (o:

Aqui fica a receita para os mais afoitos:

Broas de azeite

Ingredientes (20 broas): 0.5kg de farinha ; 250g de açúcar ; amêndoas ; 4 ovos ; uma pitada de sal ; uma chávena de azeite.

Preparação: misturar três ovos com o açúcar. Juntar o azeite. Mexer tudo. Juntar a farinha e misturar tudo muito bem. Separar a gema da clara do ovo restante. Bater a gema e pincelar a parte de cima de cada broa com um pouco de gema de ovo. Juntar uma ou duas amêndoas, a gosto. Levar ao forno quinze minutos até as broas ficarem com um aspecto dourado.

6 comentários:

Maria Raimundo Nunes disse...

Peter Pan, as tuas megas broas deviam estar um pitéu!!!Pena que eu aqui em Maputo não tenho uma cozinha toda pinpona como a tua(nem forno tenho!!)Beijokas muito gandes

Anónimo disse...

Mhaaam...
Que belas broas!
Estão com uma cor optima;-)

Fico a espera da receita presencial na Parede...

Beijos Gandes

Anónimo disse...

Sabia que eras muito jeitoso, mas fazeres broas, Pedro...! foi coisa que nunca me passou pela cabeça...E devem estar boas têm optimo aspecto. Cá te espero para sermos dois na cozinha. beijo grande da mãe.

Unknown disse...

Aderei as broas...quem me dera apanhar aqui nem que fosse uma agora.O Zézinho até se lambeu...
Eu já sabia que eras geitoso na cozinha...
Muitos BEIJINHOS da tia e do Zé

Unknown disse...

Bem...
Se o pasteleiro dá a receita há que aproveitar !!!!!!!
A receita já guardei...
Depois informo o resultado, ximmmmmmmmm ?

Bjoka

Lia Senna

Anónimo disse...

Ai quem me dera ter assim um pasteleiro em minha casa.
Que maravilha de broas! Também vou experimentar!
Até gostaria de conhecer o pasteleiro. Não, não se aflija, pois já tenho 66 anos.Mas digam lá: Não tenho bom gosto?