As fotos que se seguem dizem respeito a experiências sobre unidades de mensuração que preparei quinze dias atrás para os alunos mais velhos de Birralee (9º-11º anos). Estes estudam num outro edifício com o nome de Middle School, situado nos arredores da cidade. As minhas peripécias de bicicleta na neve e gelo ocorrem na sua maioria, a caminho desta escola.
É mais ou menos meia hora de bicicleta desde a minha casa até lá. A andar bem! (o: O que é bom para mim, pois o caminho tem uma certa inclinação e assim faço no minímo uma hora por dia a pedalar. Juntem-lhe neve, gelo, caminhos estreitos para onde os limpa-neves atiram com a neve da estrada, pisos ora escorregadios ora irregulares, pedestres distraídos, condutores como os daí (e está tudo dito!), o facto de ir sempre carregado com coisas da escola e às oito da manhã, quando ainda nem sequer é de dia e outras delícias que não vale a pena contar e podem ver como me divirto todas as manhãs sempre que me desloco para a escola... é a minha versão de desportos radicais na neve.
Tinha um registo limpo quanto a quedas, mas lá acabei por cair um destes dias ao desviar-me de um carro. Entrei para uma cova de um trilho de pneus dos carros. Quando o gelo está a diferentes temperaturas(que nos últimos dias chegaram aos 20 graus negativos, um recorde, desde o início da minha estadia aqui), a probabilidade de se cair aumenta substancialmente, o que acabou por acontecer mesmo dessa vez. Não obstante esse pequeno percalço, devo dizer que me considero-me bastante bom neste desporto radical! (o:
As estações de experiências que preparei diziam respeito a uma lição de física sobre unidades de mensuração: tempo, massa, densidade, volume e distância. Foram experiências interessantes de realizar e os alunos aprenderam e divertiram-se simultaneamente, o que é sempre de assinalar. Infelizmente as experiências que envolveram a manipulação de liquídos deixaram algumas das mesas num estado um pouco lastimável no final das experiências, mas por muito que se diga e avise, outra coisa também não era de esperar.
Na semana seguinte procedi de forma semelhante, mas as experiências foram desta feita sobre o som. Os alunos divertiram-se imenso a descobrir os segredos do som através de diversas experiências: recriar uma escala de oitavas, criar um telefone rudimentar, pondo-se na pele de Graham Bell, entre outras. Os resultados foram assaz satisfatórios.
Legenda: Michael e Maria, junto à mesa de ténis de mesa, medindo distâncias entre diferentes partes do edifício. O objectivo era determinar quantos metros percorriam cada dia na escola.
Legenda: Christiana e Sharzad (este nome parece invulgar, mas é de origem persa e em português é equivalente a Sherazade) fazendo uma experiência sobre a densidade de diferentes materiais. Três líquidos e três objectos sólidos, diferentemente distribuídos, segundo as suas próprias densidades vertidos num recipiente. Não consegui determinar, mas talvez a rolha (um dos sólidos) fosse de origem lusitana.
Legenda: Asmita (do Nepal) e Isabel (do Zimbabwe) preparando-se para iniciar a experiência sobre o volume. As diferentes proveniências de muitos dos alunos (e também dos professores), são um dos factores que enriquecem e muito a atmosfera em que as aulas se processam normalmente.
Legenda: Linni e Veera (da Finlândia) na estação relativa ao tempo. Aqui o objectivo era determinar quanto tempo a areia da ampulheta demorava a passar de um lado para o outro e depois em determinar quantas vezes seria necessário virar a ampulheta para ter um registo preciso das horas, sem o auxílio dos modernos relógios.
Legenda: Juni (estudante recentemente transferida para esta escola) e Katrine (que anteriormente viveu no Dubai) na estação relativa à mensuração da massa. O objectivo era medir diferentes moedas com uma balança de precisão (que afinal não era assim tão precisa, mas enfim) e fazer diferentes cálculos, como por exemplo, quantas moedas de 10NKr se podem encontrar num quilograma de moedas de 10 NKr.
Legenda: Michael e Maria determinando o volume de vários poliedros (com orifícios para se encherem de água, através do auxílio de cilindros graduados). Num dos poliedros o volume foi calculado através do auxílio de uma régua e depois o seu valor foi comparado ao do volume resultante do enchimento com água do respectivo poliedro.
2 comentários:
Se a encarnação fosse possível, seria uma das tuas alunas. Deliciar-me-ia com as experiências do professor... Pena minha não ter tido um mestre como tu... As aulas ter-se-iam tornado mais apelativas. Beijo da Mãe
Comentando !...e o Comentário !
O difícil é ser... aluna e mãe simultaneamente, não é?!!!
Acredite que é uma felicidade conhecer um ser dotado de generosidade como o seu filho.
Parabens à mãe !...e ao filhote!
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É verdade que todos nós temos uma "missão" a cumprir enquanto por "aqui" viajamos, seja ela de que natureza for, mas, tambem não é menos verdade que se o fizermos com paixão e entrega total a sensação do reconhecimento merecido é a mais gratificante!
Apraz-me constactar que "o meu professor (preferido claro):D ", neste seu pequeno espaço (grande no conteúdo) demonstra uma notável grandeza de espírito enriquecida por uma sensibilidade muito profunda...sendo esta evidenciada na forma como escreve e contacta com o seu semelhate.
Se bem que aparentando por vezes uma falsa calma e aparência distante, é ainda percéptivel a sua sagaz análise crítica e o sentido de humor absolutamente... sarcástico, irónico e divertido enquanto observador!
Convem não esquecer tambem os dotes culinários, prometo experimentar as Broinhas de Azeite, depois eu conto :D :D :D
E é assim que por enquanto e agora vou descobrindo o "MEU MESTRE" !
Bjokas
Lia Senna
(Marília Estrêla)
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